UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Curso Superior Tecnológico em Gestão
de Recursos Humanos
Campus Centro I (Presidente Vargas)
Projeto 1
“MEU PADRINHO É UM VETERANO”
Após
observar que o aluno ao chegar no mundo da ensino superior pela primeira vez, encontra
uma realidade distante do seu cotidiano e para a qual ainda não se sente
preparado, podendo ser em muitas das vezes o primeiro da sua família a
experimentar a vivência da educação superior, evidencia-se a necessidade de
preencher este espaço de desamparo e desconexão presente no novo contexto
educacional em que está inserido
Este
distanciamento do seu mundo cotidiano, torna-o vulnerável ao potencializar a
exposição das suas limitações de aprendizagem e, sentindo-se sozinho e
fragilizado pode experimentar o desestímulo à continuidade do processo,
ampliando a possibilidade da evasão e, levando-o para caminhos cada vez mais
longínquo das experiências de aprendizagem que precisa vivenciar para poder ser
contributivo para a sociedade, estando preparado para exercer a cidadania em
todos os aspectos.
Objetivo:
O
Projeto pretende eliminar o sentimento de solidão do Calouro neste novo mundo,
ao aproximar os alunos Veteranos de cada discente recém-chegado na Instituição
e no curso, contribuindo para a contextualização no novo ambiente, ao
viabilizar elementos que possibilitem as ações adequadas para articular o
processo de aprendizagem com maior propriedade, reduzir a possibilidade de
evasão, favorecer a construção coletiva do novo saber e, estimular o processo
de troca e compartilhamento – algo fundamental para o exercício contributivo ao
mundo contemporâneo.
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Projeto 2
“APRENDENDO
E ENSINANDO”
Justificativa
Diante
da demanda crescente por um atendimento mais hospitaleiro, aliada a
rotatividade de pessoal experimentada nas posições de frente de linha, e a
inexperiência presente nas vivências profissionais de um primeiro emprego, surge
a proposta do Projeto Aprendendo e Ensinando.
A
ideia é aproveitar os conteúdos das disciplinas Treinamento, Desenvolvimento e
Educação Corporativa, e, Capacitação e Desenvolvimento de Instrutores, estimulando o aluno ao processo de
aprendizagem com posterior aplicação deste novo conhecimento.
Por
desdobramento, o aluno poderá experimentar práticas do subsistema de
Treinamento e Desenvolvimento ainda dentro do seu período de formação
acadêmica, podendo – com a supervisão do professor da disciplina – ministrar
treinamento para os Calouros (em uma mostra do que eles poderão fazer quando
estiverem em períodos mais avançados) e para Colaboradores Administrativos contribuindo
para a excelência dos processos na Unidade com eventos de capacitação e/ou
atualização, favorecendo os profissionais das áreas de Atendimento (Sala de
Matrícula, Secretaria, Polo EAD, Sala e Coordenação dos Professores, Espaço
Pós, Setor de Documentação, Negociação e FIES, Gerência Acadêmica e
Comercial–QG) com capacitações regulares (semestrais) e que desta forma,
poderão atuar com melhor excelência no atendimento, consolidando ainda mais o
processo de captação e retenção de estudantes.
Alunos
dessas disciplinas citadas, sob a supervisão do docente da respectiva turma, levantarão
as necessidades, planejarão e implementarão todo um processo de Treinamento,
aplicando um olhar sobre as práticas pedagógicas no sentido de reforçar a
fundamentação teórica e estimular a aplicabilidade.
Objetivo Principal
Capacitar
os alunos para que possa aplicar as práticas de treinamento e – quando possível
– contribuir com a preparação dos profissionais que atuam com Atendimento na
Unidade, auxiliando-os a desenvolver um trabalho de excelência em direção à
captação e à retenção de alunos, dando primazia as ações de hospitalidade.
Objetivos Secundários
üUtilizar as disciplinas específicas
do curso de Gestão de RH - Treinamento, Desenvolvimento e Educação
Corporativa, e, Capacitação e Desenvolvimento de Instrutores - alinhando as
propostas e conteúdos à sua aplicabilidade na prática no cotidiano da Unidade;
üAproximar os alunos da
realidade do RH das Organizações Contemporâneas, através deste tipo de vivência
supervisionada;
üReforçar junto aos alunos do
curso de Gestão de RH o sentimento de parceria com a Estácio na medida em que
aprende e ensina, ou seja, vivencia uma realidade onde ora se desenvolve, ora
promove o desenvolvimento das pessoas;
üProporcionar uma rotina de
capacitação dos profissionais que atuam no atendimento;
üContribuir para a promoção da
imagem Institucional, visto que o nível de satisfação do aluno é considerado
um grande diferencial competitivo.
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Projeto 3
“RODAS DE CONVERSAS: Egressos e/ou Autores”
Justificativa:
As
diversas ofertas de cursos superiores na contemporaneidade, cria um
significativo desconforto no sujeito quando precisa decidir que graduação
escolher como ponto de partida para a sua qualificação e, posterior inserção no
mercado de trabalho na área em que irá se formar.
E,
mesmo depois da escolha feita a dúvida pode persistir e ainda, ser acompanhada
por outra mais singular: imaginar que o mundo do ensino superior tenha a única
pretensão de prepará-lo para o mercado de trabalho, desconsiderando – por desconhecimento
– a premissa da produção da pesquisa e da extensão (outros pilares que
sustentam a Academia).
Objetivos:
Este
projeto pretende oportunizar encontros com Egressos do Curso de Gestão de RH
para que os alunos possam conhecer experiências de outros que já se graduaram enfrentando
desafios semelhantes e que seguiram em direção ao sucesso.
Nestes
encontros o Egresso poderá compartilhar a sua história de graduação, formação
continuada e, vivências profissionais contribuindo para que o aluno reforce o
sentimento de pertencimento ao curso/carreira escolhida e, amplie seu olhar
sobre o processo de construção do conhecimento.
Objetiva
também potencializar a compreensão acerca da importância da pesquisa, abrindo
espaço para que Autores possam conversar sobre seus projetos para a construção
de novos saberes, tornando os dois atores do processo mais próximos: quem
produz e quem lê o que foi produzido.
Metodologia:
Encontros
caracterizados pela informalidade, em que todos poderão usar o espaço para “conversar”
sobre o tema escolhido ou, sobre as experiências vivenciadas pelos convidados,
mediados pela Coordenação do Curso ou Professor responsável.
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Projeto 4
“CINE RH (sem pipoca e com debate)”
Justificativa:
As
possibilidades de aprendizagens estão disponíveis em inúmeras situações, mas,
nem sempre reconhecidas pelo aluno que, equivocadamente ou como resultante de
uma herança cultural distorcida, credita o espaço de aprendizagem com
exclusividade à sala de aula.
Objetivos:
Estimular
a descoberta das possibilidades de aprendizagem através de situações externas à
sala de aula, usando o cinema – por exemplo – como um ponto de partida.
Ofertar
momentos em que o aluno poderá assistir um filme (escolhido pela Coordenação do
Curso e, contextual às temáticas propostas pelo Projeto Pedagógico) e
participar de uma reflexão posterior à exibição, estimulando a capacidade de
observação, análise crítica e produção do conhecimento na coletividade.
Criar
mecanismos que favoreçam a compreensão da interdisciplinaridade do conhecimento
produzido pelas experiências acadêmicas, ampliando a capacidade do aluno em
olhar o mundo a partir da perspectiva holística.
Favorecer
a aproximação dos diversos cursos ofertados pela Unidade e, viabilizar momentos
de descontração com foco em aprendizagem compartilhada.
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