Projetos em andamento




UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ


Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos


Campus Centro I (Presidente Vargas)





Projeto 1


“MEU PADRINHO É UM VETERANO”

Justificativa:


Após observar que o aluno ao chegar no mundo da ensino superior pela primeira vez, encontra uma realidade distante do seu cotidiano e para a qual ainda não se sente preparado, podendo ser em muitas das vezes o primeiro da sua família a experimentar a vivência da educação superior, evidencia-se a necessidade de preencher este espaço de desamparo e desconexão presente no novo contexto educacional em que está inserido


Este distanciamento do seu mundo cotidiano, torna-o vulnerável ao potencializar a exposição das suas limitações de aprendizagem e, sentindo-se sozinho e fragilizado pode experimentar o desestímulo à continuidade do processo, ampliando a possibilidade da evasão e, levando-o para caminhos cada vez mais longínquo das experiências de aprendizagem que precisa vivenciar para poder ser contributivo para a sociedade, estando preparado para exercer a cidadania em todos os aspectos.



Objetivo:


O Projeto pretende eliminar o sentimento de solidão do Calouro neste novo mundo, ao aproximar os alunos Veteranos de cada discente recém-chegado na Instituição e no curso, contribuindo para a contextualização no novo ambiente, ao viabilizar elementos que possibilitem as ações adequadas para articular o processo de aprendizagem com maior propriedade, reduzir a possibilidade de evasão, favorecer a construção coletiva do novo saber e, estimular o processo de troca e compartilhamento – algo fundamental para o exercício contributivo ao mundo contemporâneo.


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Projeto 2

 “APRENDENDO E ENSINANDO”

Justificativa

Diante da demanda crescente por um atendimento mais hospitaleiro, aliada a rotatividade de pessoal experimentada nas posições de frente de linha, e a inexperiência presente nas vivências profissionais de um primeiro emprego, surge a proposta do Projeto Aprendendo e Ensinando.

A ideia é aproveitar os conteúdos das disciplinas Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa, e, Capacitação e Desenvolvimento de Instrutores, estimulando o aluno ao processo de aprendizagem com posterior aplicação deste novo conhecimento.

Por desdobramento, o aluno poderá experimentar práticas do subsistema de Treinamento e Desenvolvimento ainda dentro do seu período de formação acadêmica, podendo – com a supervisão do professor da disciplina – ministrar treinamento para os Calouros (em uma mostra do que eles poderão fazer quando estiverem em períodos mais avançados) e para Colaboradores Administrativos contribuindo para a excelência dos processos na Unidade com eventos de capacitação e/ou atualização, favorecendo os profissionais das áreas de Atendimento (Sala de Matrícula, Secretaria, Polo EAD, Sala e Coordenação dos Professores, Espaço Pós, Setor de Documentação, Negociação e FIES, Gerência Acadêmica e Comercial–QG) com capacitações regulares (semestrais) e que desta forma, poderão atuar com melhor excelência no atendimento, consolidando ainda mais o processo de captação e retenção de estudantes.

Alunos dessas disciplinas citadas, sob a supervisão do docente da respectiva turma, levantarão as necessidades, planejarão e implementarão todo um processo de Treinamento, aplicando um olhar sobre as práticas pedagógicas no sentido de reforçar a fundamentação teórica e estimular a aplicabilidade.

Objetivo Principal

Capacitar os alunos para que possa aplicar as práticas de treinamento e – quando possível – contribuir com a preparação dos profissionais que atuam com Atendimento na Unidade, auxiliando-os a desenvolver um trabalho de excelência em direção à captação e à retenção de alunos, dando primazia as ações de hospitalidade.

Objetivos Secundários

üUtilizar as disciplinas específicas do curso de Gestão de RH -  Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa, e, Capacitação e Desenvolvimento de Instrutores - alinhando as propostas e conteúdos à sua aplicabilidade na prática no cotidiano da Unidade;

üAproximar os alunos da realidade do RH das Organizações Contemporâneas, através deste tipo de vivência supervisionada;

üReforçar junto aos alunos do curso de Gestão de RH o sentimento de parceria com a Estácio na medida em que aprende e ensina, ou seja, vivencia uma realidade onde ora se desenvolve, ora promove o desenvolvimento das pessoas;

üProporcionar uma rotina de capacitação dos profissionais que atuam no atendimento;

üContribuir para a promoção da imagem Institucional, visto que o nível de satisfação do aluno é considerado um grande diferencial competitivo.



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Projeto 3


“RODAS DE CONVERSAS: Egressos e/ou Autores”

Justificativa:

As diversas ofertas de cursos superiores na contemporaneidade, cria um significativo desconforto no sujeito quando precisa decidir que graduação escolher como ponto de partida para a sua qualificação e, posterior inserção no mercado de trabalho na área em que irá se formar.

E, mesmo depois da escolha feita a dúvida pode persistir e ainda, ser acompanhada por outra mais singular: imaginar que o mundo do ensino superior tenha a única pretensão de prepará-lo para o mercado de trabalho, desconsiderando – por desconhecimento – a premissa da produção da pesquisa e da extensão (outros pilares que sustentam a Academia).

 Objetivos:

Este projeto pretende oportunizar encontros com Egressos do Curso de Gestão de RH para que os alunos possam conhecer experiências de outros que já se graduaram enfrentando desafios semelhantes e que seguiram em direção ao sucesso.

Nestes encontros o Egresso poderá compartilhar a sua história de graduação, formação continuada e, vivências profissionais contribuindo para que o aluno reforce o sentimento de pertencimento ao curso/carreira escolhida e, amplie seu olhar sobre o processo de construção do conhecimento.

Objetiva também potencializar a compreensão acerca da importância da pesquisa, abrindo espaço para que Autores possam conversar sobre seus projetos para a construção de novos saberes, tornando os dois atores do processo mais próximos: quem produz e quem lê o que foi produzido.

 Metodologia:

Encontros caracterizados pela informalidade, em que todos poderão usar o espaço para “conversar” sobre o tema escolhido ou, sobre as experiências vivenciadas pelos convidados, mediados pela Coordenação do Curso ou Professor responsável.




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Projeto 4 

“CINE RH (sem pipoca e com debate)”


Justificativa:

As possibilidades de aprendizagens estão disponíveis em inúmeras situações, mas, nem sempre reconhecidas pelo aluno que, equivocadamente ou como resultante de uma herança cultural distorcida, credita o espaço de aprendizagem com exclusividade à sala de aula.

Objetivos:

Estimular a descoberta das possibilidades de aprendizagem através de situações externas à sala de aula, usando o cinema – por exemplo – como um ponto de partida.

Ofertar momentos em que o aluno poderá assistir um filme (escolhido pela Coordenação do Curso e, contextual às temáticas propostas pelo Projeto Pedagógico) e participar de uma reflexão posterior à exibição, estimulando a capacidade de observação, análise crítica e produção do conhecimento na coletividade.

Criar mecanismos que favoreçam a compreensão da interdisciplinaridade do conhecimento produzido pelas experiências acadêmicas, ampliando a capacidade do aluno em olhar o mundo a partir da perspectiva holística.

Favorecer a aproximação dos diversos cursos ofertados pela Unidade e, viabilizar momentos de descontração com foco em aprendizagem compartilhada.




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